Edit
logotipo meg pavimentações

Nossos Contatos

As Vantagens do Piso ou Pavimento Intertravado

Muitas são vantagens do pavimento ou piso intertravado, separamos inúmeras que podem ser aplicadas a Sua Obra

Usado para obras viárias, calçadas, passeios, praças, pisos industriais, condomínios, sítios e chácaras, o pavimento intertravado é um moderno substituto dos paralelepípedos. Este material tem sido cada vez mais escolhido e utilizado pelos engenheiros devido a uma série de vantagens.

O piso intertravado é uma superfície plana, com uma excelente aderência, composto por blocos de concreto pré-fabricados. Estas peças são assentadas sobre o solo que recebe um preparo de base e travados por meio de contenção lateral e atrito criado entre os blocos. Abaixo separamos as vantagens deste material.

Durabilidade

Comparado aos outros pisos apresenta maior durabilidade. Por contar com fissuras entre as peças e ser sustentável, o piso intertravado permite que a água escoe e não danifique as estruturas. Este tipo de piso pode durar cerca de 20 anos e caso necessite reparos ou troca, o processo é simples.

Resistência

Foto de carro encima do piso instalado no estacionamento
Piso resistente para trafego de pessoas e veículos

Passeios, calçadas, pisos de espaços públicos requerem um material de grande resistência. O piso intertravado é resistente aos grandes tráfegos e movimentos.

Instalação

Assentados sobre uma camada de areia e preparo de base, o piso intertravado é facilmente instalado. Este material não requer ferramentas diferenciadas; podendo ser instalado manualmente com mão de obra ou através de maquinas com a pavimentação mecanizada;

Capacidade de escoamento e permeabilidade

Uso imediato

O piso intertravado pode ser usado logo após a sua instalação. Não é necessário esperar qualquer tipo de secagem ou acabamento especial ao material. Desta maneira, logo que encerre a aplicação o tráfego já pode ser liberado.

Questão estética

foto de pisos intertravado de diferentes cores

Raquete + Linea em Cores diferentes

Existe uma enorme gama de cores, texturas, formas e dimensões para o piso intertravado. Desta maneira, é possível criar diferentes composições e ornamentações que criam efeitos distintos e de grande beleza para o chão.

Eficiência energética

Com coloração mais clara e acabamento fino, o piso intertravado reflete cerca de 30% a mais de luz do que outros tipos de pavimentos. Desta maneira, é possível economizar até 60% da iluminação pública.

Diminuição da temperatura

Como o piso intertravado reflete mais luz do que absorve, este material é uma excelente alternativa para reduzir a temperatura do ambiente, seja uma praça, seja na calçada ou pátio. Assim, as pessoas se sentem mais confortáveis em estarem neste lugar.

foto caminho com piso antiderrapante
*Trafego de pedestres seguro

Segurança Superfície Antiderrapante

Com uma superfície antiderrapante, o piso intertravado garante maior segurança seja para pedestres, ciclistas e para deficientes físicos, promovendo maior integração e acessibilidade.

Reaproveitamento

As peças do pavimento intertravado podem ser retiradas com facilidade e reutilizadas em uma nova obra. Evitando qualquer tipo de desperdício. Muitos são os benefícios e fica fácil entender porque o piso intertravado tem sido uma das principais escolhas nas obras de pavimentos públicos ou de áreas de grande circulação. Estar atento a estas novidades, garante uma obra mais eficiente, com melhor custo benefício com a certeza de uma estrutura de qualidade e duradoura.

  • Sinalização pode ser incorporada ao pavimento

  • Quase total ausência de manutenção

não exige o uso de rejuntes de cimento ou argamassa,

pois são assentados diretamente sobre uma camada base preparada. O que os mantêm no lugar é o princípio do intertravamento: parte da carga de uma peça é transmitida para a peça vizinha devido ao atrito lateral entre elas. Esse atrito é garantido pelo preenchimento dos espaços entre os bloquetes com areia fina ou pó de pedra.

Além disso, como não há lançamento de concreto ou rejunte de cimento, o tempo de cura e secagem é dispensável e o tráfego de pessoas pode ser liberado assim que o piso for finalizado.

Drenagem eficiente

*piso megadreno exemplo

Quando há um correto espaçamento entre as peças do piso intertravado, a água da chuva pode ser escoada para os lençóis freáticos. Por permitir essa infiltração, o pavimento é considerado sustentável, pois evita a impermeabilização do solo e previne problemas, como acúmulo de água e enchentes. Outros tipos de peças que também facilitam a drenagem e são ecologicamente corretas são os bloquetes vazados usados para plantio de grama.

Compartilhar?

Ultimos Posts

Fale Conosco E-mail ?

Podemos te ligar ?

CONTATO POR E-MAIL

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário abaixo retornaremos o mais breve possível..

SIGA NOSSAS REDES SOCIAS

Fique por dentro de todas nossas novidades